sábado, 30 de novembro de 2013

Regulamento do CNCR2014


Regulamento
 CNCR Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2014


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 CNCR Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2014 CNCR é uma marca nacional Trilhos do Zêzere Lda. para organização da actividade tradicional de corridas de carrinhos de rolamentos assim em 2014 serão realizadas um conjunto de corridas a disponibilizar em calendário próprio, as mesmas realizam-se no continente nacional de norte a sul.
 Entenda-se por campeonato as corridas realizadas no ano de 2014 com início a 9 de Março de 2014 e a final a 7 de Dezembro de 2014
Dissertação:
 Não sendo possível na lei portuguesa encontrar referencia ou regulação específica para esta actividade, entende-se que os carrinhos de rolamentos são património tradicional, cultural e turístico uma vez que é uma tradição que nos foi deixada pelos nossos antepassados, actualmente ocupa os participantes e públicos de uma forma amiga do ambiente em contacto com o património paisagístico, cultural e gastronómico, servindo como um excelente veículo de promoção turística, assim reconhecemos no decreto-lei nº 95/2013 de 19 de Julho no ANEXO II (a que se refere o artigo 8.º) o enquadramento legal para a realização das corridas de carrinhos de rolamentos.
  Normas/ regulamento 
1) – O CNCR Campeonato Nacional de carrinhos de rolamentos é integralmente regulado por este documento, pensado, produzido e redigido pela empresa de animação turística Trilhos do Zêzere Lda. inscrita no RNAAT sob o nº 39/2003 não podendo ser utilizado no seu todo ou em parte por outras entidades / pessoas sem autorização previa da empresa atrás referida.
 a)- Todos os participantes têm a obrigação de ter conhecimento do conteúdo deste Regulamento, não sendo aceites alegações de desconhecimento TOTAL ou PARCIAL das regras, uma vez que estas NORMAS são as consideradas necessárias para o bom funcionamento da actividade, as mesmas estão ao dispor de todos os interessados no acto da inscrição via e-mail ou no site www.cncr.pt ou www.trilhos-zezere.com.
 2) Cabe à Organização
 a) – Designar a equipa de vistoria dos carros.
b) – Designar os Fiscais de Pista.
 c) – Preparar todos os materiais e equipamentos necessários para a realização da corrida.
 d) – Organizar as corridas.
 e) – Ter no local os meios necessários para um eventual socorro de emergência.
 f) – Realizar seguro de acidentes pessoais por participante de acordo com a lei em vigor.
g) Dispor de um seguro de responsabilidade civil de acordo com a lei em vigor.
 h) Licenciar e obter as autorizações necessárias á realização da corrida.
 i) A Direcção da Prova julgará e decidirá os casos não previstos por este regulamento.
    Estas decisões serão finais e irrevogáveis.
3) Participantes
 a) Sendo uma actividade tradicional a mesma é aberta à participação de todas as pessoas que possuam capacidade e destreza que a actividade exige e realizem a respectiva inscrição mediante o pagamento indicado, no entanto os menores de 18 anos deverão entregar à Organização do Campeonato uma autorização dos pais ou encarregado de educação, na qual estes se responsabilizem e se mostrem de acordo com todos os artigos destas normas, assumindo a total responsabilidade sobre qualquer eventual acidente que o venha a envolver durante o decorrer das corridas que não esteja abrangida pelas apólices de seguros, seja qual for a sua natureza, isentando a organização da actividade de qualquer responsabilidade. A não entrega desta autorização impedirá o participante com idade inferior a 18 anos de participar no Campeonato.
 b) O desrespeito pela sinalética e regras fornecidas pela organização implica a imediata expulsão/desclassificação do participante, não sendo da responsabilidade da Organização os problemas resultantes destas situações.
 c) – O participante ao cruzar a linha de chegada deverá retirar-se em conjunto com o carrinho de rolamentos da pista com a maior brevidade possível, sendo colocado no local determinado pela Organização (boxe).
d) – Serão impedimentos de participar os participantes, que no decorrer da actividade, antes e depois disponham de atitudes inaceitáveis e que possam de alguma forma colocar em causa o bom funcionamento da mesma tais como:
  d)a) Danificar propositadamente outros Carros.
d)b) Valer-se de recursos ilícitos ou outros meios que prejudiquem os outros participantes em seu benefício.
 d)c) Discussões e agressões verbais.
d)d) Agressões físicas.
Parágrafo Único – A conduta dos participantes pelo exposto nas alíneas anteriores, implica o seu impedimento de participação no CNCR Campeonato nacional de Carrinhos de Rolamentos 2014 bem como nos troféus ou grandes prémios que sejam inseridos no mesmo.
4) Normas das Corridas
 4.1) – Chegados ao local da corrida, os participantes deverão levar os seus Carros até ao local denominado por “boxes” e realizarem a acreditação no espaço de secretariado.
4.2) – Será realizado uma vistoria completa e minuciosa aos Carrinhos de rolamentos trinta minutos antes do início da Prova, no local denominado por “boxes” para auferir cumprimentos das regras imposta neste documento e assim comunicar aos participantes a aceitação dos referidos. Os carrinhos não aprovados serão impedidos de participar.
4.3) – É proibida a circulação de Veículos Automóveis na Pista e zonas delimitadas, excepto os da Organização, de Segurança e de Socorro.
 4.4) – Será colocado um número em cada Carro e respectivo participante, fornecido pela Organização; devendo este ser fixado de forma a ser visível durante toda a actividade, correndo o risco de ser penalizado pela falta deste.-
  4.5) – Cada inscrito receberá um número que deverá ser colocado no carrinho obrigatoriamente e será válido para todo o campeonato, os números deverão ser afixados em local visível, implicando a sua desclassificação não o fazendo.
 4.6) – Na linha de partida cada Carro deverá estar com o rolamento dianteiro atrás da marca feita no chão, sendo considerada Partida Nula bem como se o Carro se movimentar antes de ser dado o sinal de partida.-
 4.7) – O que determina a chegada do participante é o cruzamento da parte dianteira do Carro com linha de chegada “meta”.
 4.8)- Cada participante poderá ter um carro suplente para no caso de uma avaria irreparável durante uma prova, poder descer com outro carro. Esta acção tem de ser comunicada à organização obrigatoriamente sendo que o mesmo terá que ser da mesma categoria.
4.9) – O Piloto deverá permanecer sentado no seu carrinho enquanto este estiver em movimento.
4.10) – Não é permitida a ajuda do público para impulsionar o carrinho.
 4.11) – Não é permitido qualquer contacto do participante com o solo para impulsionar o Carro, devendo o mesmo estar sempre sentado no seu Carro. (sempre que se considere por falta de inclinação da pista a organização informa antes do inicio da corrida).
 4.12) A corrida só se considera concluída quando o participante e seu Carro atravessarem a linha de chegada juntos, isto é: o participante sentado no seu Carro e com este em contacto com o asfalto.
  4.13) Em caso de igualdade pontual no final do campeonato o critério de desempate será determinado pela organização podendo, caso o considere, consultar a opinião dos participantes. 
 4.14) – Serão utilizadas nas Pistas a sinalética seguinte, sendo obrigatório o respeito pelos Códigos impostos:
a) – BANDEIRA AMARELA – Zonas de perigo nas descidas ou nas curvas. = Carro mais lento ou possibilidade de batida ou capotanço, devendo o Carro circular mais lento. Nestes casos, a Bandeira aparece como advertência, cabendo ao Piloto a decisão a tomar.
  b) – BANDEIRA VERMELHA – Perigo na Pista = Descida ou Prova Cancelada.
 O Piloto deve terminar de imediato a Prova, sendo desclassificado quem prosseguir.
 c) – BANDEIRA VERDE – Final da Prova em competição. = Chegada dos Pilotos ao local da linha de chegada, finalizando a sua Prova.
d) A organização reserva-se ao direito de utilizar outros tipos de sinalética fixa ou amovível comunicando a simbologia da mesma aos participantes no acto de inscrição de cada corrida.
5) Pontuação/classificação
 a) – Todas as corridas serão cronometradas a cronómetro manual ou por células de movimento cabendo a organização essa decisão.
 Ponto único) aquando da realização de troféus, campeonatos e grandes prémios locais ou regionais a contar para o campeonato nacional o princípio de pontuação é o mesmo abaixo descrito acrescido de um prémio final de cada evento nas várias categorias nos 1º 2º e 3º melhores classificados.

5.1)Pontuação/ classificação por corrida/campeonato
 a) Realizam-se 2 mangas por corrida, os prémios são atribuídos aos melhores 3 tempos na soma das duas mangas.
 b) Prémios por corrida trofeus: 1º; 2º; 3º. Trofeus (mais produtos regionais a definir em cartaz).
c) Em cada corrida haverá uma classificação pelo que os participantes acumulam automaticamente pontos para o campeonato.
 d) Pontos por corrida e classificado, para o campeonato:
 1º- 7 Pontos, 2º- 6 Pontos, 3º- 5 Pontos, 4º- 4 Pontos, 5º- 3 Pontos.
 Cada participante por cada prova ganha 2 pontos para o campeonato (pontos de assiduidade) premiando assim a participação assídua no campeonato.
 e) Prémio do campeonato:
Lugar: troféu e voucher fds para 2 pessoas num alojamento em Portugal
  Lugar: troféu e voucher Alimentação (Refeição para 2 pessoas num Restaurante em Portugal).
Lugar: troféu e voucher Actividade de desporto aventura em Portugal.
 f) Os prémios atrás referidos, não impede a organização da atribuição de outros prémios aos melhores classificados bem como a outras participações não referidas neste regulamento. EX: prémio feminino, júnior, original, equipa, entre outros.
  g) Forma de Pontuação do campeonato.
O vencedor do Campeonato é o que no final das provas obtiver mais pontos.
Sendo apenas 3 Classificados (ou seja 1º, 2º e 3º lugar).
6) Carros / categorias 
A) Para a realização do campeonato e respectivas corridas as 4 categorias disponíveis são: Categoria A, Tradicional, Alterado e Tuning.
6.1) CATEGORIA A: carrinho todo em madeira com 3 ou 4 rolamentos originais em contacto com o asfalto, o sistema de direcção em corda ou similares e sistema de travagem no eixo da frente através da pressão dos pés do participante no asfalto podendo colocar borracha ou similares para proteger o calçado do participante. A esta categoria só será feita classificação do participante mais rápido por cada corrida e campeonato, não se aplicando o disposto no nº 5. nas alíneas b), e).
 6.2) CATEGORIA Tradicional: Carrinhos de rolamentos tradicional (todo em madeira ou ferro/ madeira/ferro ou fenólico similares com 3 ou 4 rolamentos ate 13cm de diâmetro inclusive, terão que ser rolamentos originais sem bolachas de fixação/enchimento no centro e sem capas exteriores) os mesmos não podem ter nenhuma alteração nomeadamente na parte exterior que roda em contacto com o asfalto. (Os Carros podem ser feitos de qualquer material ou mesmo ter qualquer configuração, sendo no entanto obrigatório o uso de rolamentos de esferas como rodas.) Dimensões recomendadas da estrutura: até 200 cm de comprimento, até 100 cm de largura. 
  6.3) CATEGORIA Alterado: carrinhos de rolamentos alterados: madeira/ferro ou outros materiais com rolamentos, originais com diâmetro superior a 13cm, alterados ou duplos ou mais que um rolamento junto na mesma ponta do eixo, ou com rolamentos com ranhuras (fresado) nomeadamente na parte exterior que roda em contacto com o asfalto desde que seja no material original do próprio rolamento até ao diâmetro de 22cm inclusive não sendo permitido capas entre o rolamento e o asfalto frisadas ou não. Sendo no entanto obrigatório o uso de rolamentos de esferas como rodas. Dimensões recomendadas da estrutura: até 200 cm de comprimento, até 100 cm de largura.
 6.4)CATEGORIA Tuning: carrinhos de rolamentos Tuning todos os carros que não possuam as características já predefinidas nas categorias anteriores não sendo permitido rodas em borracha PVC e similares. O princípio será o metal em contacto com o asfalto com um rolamento no interior, ou exterior com diâmetro máximo de 31cm. Dimensões recomendadas da estrutura: até 200 cm de comprimento, até 100 cm de largura.
  7) Disposições Gerais
 7.1) É proibido o uso de lubrificantes dos Carros no local da partida, ou na Pista.
 7.2) O local para lubrificação dos Carros será restrito a uma Zona destinada para o efeito pela Organização, denominado por “boxes”.
 7.3) A lubrificação dos Carros em locais não permitidos para o efeito implica a imediata desclassificação do participante, e será responsabilizado por eventuais consequências ambientais resultantes de tal acção.
7.4) É obrigatório o uso de identificação numérica no carro colocada de forma legível.
 7.5) É permitido o uso de autocolantes do (s) patrocinador (es) no carro, desde que seja afixado devidamente sem por causa a identificação do número atribuído pela organização.
 7.6) Siga a orientação dos Fiscais de Prova.
 7.7) Nunca atravesse a Pista até que a organização de por encerrada a corrida.
7.8) A presença de dois travões accionados pelo Piloto é opcional, podendo ser usado um de cada lado. O princípio de funcionamento deverá ser o atrito de borracha com o asfalto.
 7.9) É expressamente proibido aos participantes permanecerem na linha de meta junto do equipamento de contagem do tempo.
  7.10) Os tempos só serão divulgados aos participantes após o ultimo ter terminado a corrida/manga, o não cumprimento desta norma desclassifica automaticamente o participante.
 7.11) Os elementos da parte dianteira do Carro que ameacem a segurança do participante ou dos restantes em Prova, não são permitidos. Os Carros devem ser construídos de modo a oferecer segurança ao participante e seu adversário, não devendo conter objectos pontiagudos ou cortantes, nem estruturas que possam tornar-se perigosas em caso de acidentes. Todos os elementos devem estar devidamente fixados no Carro.

    8)Segurança/Equipamento
 8.1) – É obrigatório o uso de CAPACETE devidamente ataviado.
 8.2) – É obrigatório o uso de CALÇAS.
 8.3) - É obrigatório o uso de botas ou SAPATILHAS (calçado fechado) 
8.4) - É obrigatório o uso de CAMISOLA ou CAMISA de Manga Comprida.
 8.5) É obrigatório o uso de luvas.
NOTA: - Recomenda-se o uso de roupas de jeans, casacos com protecção, cotoveleiras joelheiras, capacete integral, bem como todos os equipamentos de protecção pessoal para minimizar o risco de os participantes se magoarem em caso de queda.
  9) Inscrições
 9.1) Para participar no CNCR os participantes terão que fornecer a organização a ficha de inscrição disponibilizada através do site: www.cncr.pt ou no dia da actividade devidamente preenchida e realizando o pagamento da taxa de inscrição com o valor a determinar em cartaz.
9.2) A taxa de inscrição será reduzida a um valor a determinar para os participantes que se inscrevam para todas as provas do CNCR.
 10) Disposições finais 
O CNCR 2014 é uma actividade com um risco associado assim cabe a organização alertar todos os participantes que o risco é consequência do desrespeito pelas recomendações efectuadas no briefings antes do início de cada corrida, pois a organização apela ao bom censo de todos os participantes para realizarem a actividade em consciência sem nunca ultrapassar o limite do aceitável no âmbito da sua segurança e de todos quantos intervêm na actividade.
A participação no CNCR é voluntaria, pois só se devem inscrever participantes que tenham plena noção do risco associado a actividade.
A organização transfere a responsabilidade civil ao abrigo da lei para a companhia de Seguros liberty com a apólice nº 095/934838 com capital de 50.000.00€ por sinistro. No âmbito dos acidentes pessoais dos participantes dispõe da apólice nº 027/2956 com os seguintes capitais: morte ou invalidez permanente: 20.000.00€; despesas de funeral: 3.000.00€, despesas de tratamento e repatriamento: 3.500.00€, para menores de 14 anos o capital de morte é convertido em despesas de funeral. Assistência contratada.

Todo o omisso a este documento caberá a decisão a organização do CNCR a empresa Trilhos do Zêzere Lda.--------------------------------------------------------------------
Pedrógão Pequeno 30 de Novembro de 2013.--------------------------------

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